Aula 1-03
Nesta aula, foi nos dado como base, desenhar uma parábola, e daí convertê-la num parabolóide de revolução.
Começamos portanto por fazer a a diretriz;-line 10,10 @10 <90º
Depois de marcarmos a diretriz, com o seguinte comando OSNAP, ativamos alguns comandos, tais como, midpoint, perpendicular, quadrant
Com a diretriz já feita, com o midpoint já ativado, o meio da linha da diretriz já nos é dado, e aí fazemos outra line, com 20 de comprimento, onde se encontrará o nosso vértice e foco.
O foco foi feito através do comando OFFSET com 5 de distância à diretriz, e o midpoint da distância da diretriz ao foco, é onde se encontra o vértice.
Procedemos então à identificação de cada coisa, através do comando DTEXT, em que conseguimos escolher o tamanho (high) e a rotação do texto (rotation), em que neste caso será 1 e 0º respetivamente, posteriormente, depois de se relacionar o texto e o trabalho já feito, reduziu-se para metade o tamanho da letra; com o comando SCALE, e introduzimos 0.5.
Depois de isto já feito, procedemos então ao comando CIRCLE, com 3 de raio, e centro no foco, de seguida fazemos OFFSET com distância de 3, a partir da geratriz, x7; e repetimos o comando para o círculo já feito, porém com a distância de 1,5, x7, como algumas linhas não tocarão nos círculos, usamos o comando EXTEND, para que se toquem.
Este será o resultado. Com isto, passamos ao passo seguinte, com o comando SPLINE, que serve para fazermos uma linha curva, pegaremos nos pontos, onde as linhas se cruzam com os círculos, a começar de cima do lado direito e a acabar na ponta espelhada.
Criamos então agora as LAYERS, onde colocaremos cada linha/ objeto,
-auxiliares (linhas de apoio à construção)
-parábola
-elementos diretivos (diretriz, foco e vértice e eixo)
-texto
Usamos também o comando CHPROP - para colocarmos cada coisa na sua layer, e depois conseguirmos mudarmos a respetiva cor de cada layer.
Com as layers feitas, e com os respetivos elementos dentro delas, conseguimos "esconder" o que não precisamos no desenho, tais como, as linhas auxiliares, passaremos a ter uma leitura muito mais clara do desenho, e procederemos então ao desenho 3D.
Com a parábola já feita, iremos então fazer o 3D desta parábola, através do comando REVSURF (para criar uma superfície de revolução), porém, antes disso, iremos criar mais geratrizes, através do comando SURFTAB 1 e 2 respetivamente, em que colocaremos o valor 30 em cada um deles, pois é o número de elementos geométricos que queremos para o nosso elemento 3D, com isto feito, avançamos então com o comando REVSURF, carregando na parábola e no eixo como guia para este 3D, onde daremos enter em 0º, e alteramos o valor de 360º para 180º. E com isto criamos a nossa parábola em 3D, e para a podermos visualizar corretamente mudamos o sentido das coordenadas.
Para darmos mais ênfase à nossa figura, usamos o comando HIDE e SHADE (para sombrearmos a mesma).
Para darmos espessura à nossa parábola, fazemos OFFSET com a distância de 0.5 da nossa parábola 2D já feita, unimos as linhas, e no midpoint delas fazemos um círculo, de seguida usamos o comando TRIM; para apagarmos o desnecessário.
Em seguida usamos o comando PEDIT (para fazer da parábola exterior uma só linha) e de seguida o JOIN para acrescentarmos à linha paralela da parábola os semicírculos que criámos.
Com isto, poderemos então prosseguir então para o 3D desta figura, um paraboloide de revoluç\ao, através do comando REVSURF, onde daremos enter mais uma vez no 0, e alteramos o 360º para 180º, e usaremos o comando ORBIT para podermos visualizar melhor esta forma.
Criaremos depois mais duas layers, para a colocação da parábola interior e exterior respetivamente, para se alterarem as cores para a sua percepção ser mais legível.
Para consolidar conhecimentos aprendidos em aula, fizemos um último exercício, sendo ele, uma espécie de hiperboloide, onde os comandos usados serão os mesmos, REVSURF, porém usamos as parábolas e a diretriz como guia para este 3D e não o eixo, daremos enter em 0 e no 360º. E posteriormente iremos colocar o interior na sua layer e o exterior na sua layer respetivamente, para as suas cores se diferenciarem e tornarem a leitura mais fácil.
E este será o resultado final.
Comentários
Enviar um comentário