Aula 22_03

Hoje a aula será de Operações Booleanas
através de sólidos que se intersectam
Existem três tipos:
-adição (forma definida pelos dois objetos) UNION
-subtração (subtração de um volume ao outro) SUBTRACT
-interseção (o volume que corresponde simultaneamente aos dois) INTERSECT

Começamos então com, o comando CONE, de seguida enter, com as coordenadas 10,10; raio de 5 e altura 5 também.

Através do comando 3DORBIT podemos então ver o nosso cone.


Comando SHADE para lhe darmos expressão.



Criamos layer para o cone, e através de CHPROP alteramos a sua cor e mudamos a figura para a sua respetiva layer. 



Agora vamos fazer outro cone, para o sobrepormos sobre este, através do comando COPY, LAST, dois enters, (o segundo enter fecha a seleção), BASE POINT é de 0,0,0; enter, 0,0,0.5 


Ficarão em cima um do outro. 



Iremos agora, subtrair um cone ao outro, através do comando SUBTRACT, LAST, PREVIOUS, e enter.



Colocaremos agora um cone em cima um do outro através de 3DMIRROR, LAST, 0,0,5.5; #10,0,5.5 e #10,10,5.5 (# usa-se pois são coordenadas absolutas).





Com a nossa figura já feita, passamos então para as secções. E neste caso, secções cónicas podem ser de quatro tipos:
-circunferência
-parábola
-hipérbole
-elipse

Começamos então por fazer um retângulo que contenha os nossos cones. 



Repetimo-lo quatro vezes, pois é o número de secções que iremos realizar no nosso sólido.
Mudamos os vários retângulos para a sua respetiva layer, que criaremos uma para cada secção e através do comando CHPROP mudaremos a sua layer e a respetiva cor. 

Com o comando 3DROTATE, rodaremos então cada secção, sendo que a primeira terá um ângulo de 15º, a segunda de 45º e a última de 90º, uma ficará na base.







Com as bases das secções já feitas, e posicionadas no seu sítio. Começaremos então a fazer as respetivas secções. 
Começamos então com o comando SECTION, selecionando o objeto (os dois cones) e o retângulo que queremos que faça a secção.
De seguida, iremos mover a secção feita com o respetivo retângulo, para fora da figura. 










Faremos agora um exercício, com uma parábola realizada na primeira aula. 







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