Aula 26_03

Hoje a aula vai ser de construção de um parabolóide definido por 4 linhas

Comando BOX,
-10, 10
-@10,10,10

Depois, comando LINE ligando os vértices




Depois comando EDGESURF, carregando nas linhas que se fizeram unindo os vértices  




Este será o resultado, criámos uma parábola feita por linhas direitas 
Comando SURFTAB, para criarmos mais elementos, mudamos de 6 para 20, tanto no SURFTAB1 e SURFTAB2, apagando o que já temos previamente. 







Comando THICKNESS, especificamos 0.5 para dar espessura digamos assim, ao nosso objeto.
Damos agora um SHADE. 
Mudamos as propriedades do nosso objeto, criando layers para cada coisa.
CHPROP para mudarmos as propriedades do nosso objeto, tais como:
-cor, layer 



Separamos agora o cubo da nossa parábola 





Agora depois desta mini experiência, iremos copiar o nosso cubo 2x mais, e teremos então três cubos, iremos então ligar cada vértice como fizemos no primeiro, e de seguida usamos o comando EDGESURF, selecionando três linhas de cada vez.


Temos então as nossas parábolas definidas pelos vértices. Damos agora THICKNESS.


Com o comando CHPROP, mudamos a cor e a respetiva layer. 



Agora iremos experimentar um novo comando, denominado de HELIX 
Center - ponto ao calhas
Raio- 10 
e temos uma espiral 
T- terms, alteramos para 4 



Agora desenhamos um CIRCLE, com raio pequenino (um qualquer, desde que seja pequenino dada a escala da nossa HELIX) 
Depois do círculo estar feito, fazemos um 3DROTATE de maneira a que o círculo fique de "pé" e colocamos o centro desse círculo no ponto de início da nossa HELIX.



De seguida, comando EXTRUDE, de acordo com a linha, carregamos em PATH, e carregamos na nossa HELIX, o que nos irá "extrudir" o nosso círculo acompanhando toda a espiral. 



Comando CHPROP para mudarmos as propriedades deste objeto mais uma vez. 


Iremos agora construir uma espécie de Guggenheim em autocad

Agora, num novo documento AUTOCAD, copiamos esta prévia forma e iremos fazer de novo outra HELIX, com ponto 10;10
14
18 de raio 
TERMS- 4 
e altura terá 14, para cima 



Depois de feita esta nossa HELIX, iremos criar uma figura 2D, através da LINE, com 1.2 paralelo ao eixo Y, 4 paralelo ao eixo X, e a linha da direita iremos obtê-la através da união dos dois extremos da nossa HELIX, depois de rebatida para o eixo, através do comando 3DROTATE. 
Essa linha terá de distância à linha com 4 de comprimento, 3, através do comando OFFSET. 
Esta figura terá toda de espessura 0.3. 







Depois de feita a nossa figura 2D, faremos então o nosso 3DROTATE, e colocaremos o vértice extremo direito, na ponta da nossa HÉLIX. 
De seguida, comando EXTRUDE; PATH, carregando na linha da HELIX e estará então feita a nossa figura. 









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