Aula 7-03
A aula de hoje foi para construção de poliedros.
Objetos 3D de várias formas.
Desenhar uma face do quadrado e extrudi-lo, ou desenhar as faces todas e juntá-las num só.
Começamos com o comando PLINE, 10, 10; de seguida @0,10, @10,0; @0, -10 - e já teremos a face do quadrado feita
Usamos o comando ORBIT para mudarmos a perspetiva do eixo.
Depois disto, usamos o comando EXTRUDE e a altura será de 10, para fazermos um cubo.
Para as outras duas faces opostas, usamos o ROTATE 3D, carregamos nos eixos, conforme o sentido que pretendemos que suba a face.
Repetimos o processo para a face de cima, para fecharmos o cubo. Este cubo não nos permite fazer o shade, pois este cubo é definido por quadrados e não é maciço, como os outros dois.
Para este cubo adquirir cor, temos de utilizar o comando HATCH em cada face.
Agora criamos três layers diferentes, uma para cada cubo, e o comando CHPROP para mudarmos as cores pré definidas do shade usado no cubo e ir mudando os cubos para a sua respetiva layer.
O segundo cubo, vamos reduzi-lo para metade, através do comando SCALE, e introduzimos 0.5, e assim ficará reduzido para metade. Depois disto, faremos as diagonais de cada cubo, para fazermos o MOVE do cubo cor de rosa para dentro do cubo amarelo, para estar exatamente centrado.
Objetos 3D de várias formas.
Desenhar uma face do quadrado e extrudi-lo, ou desenhar as faces todas e juntá-las num só.
Começamos com o comando PLINE, 10, 10; de seguida @0,10, @10,0; @0, -10 - e já teremos a face do quadrado feita
Depois disto, usamos o comando EXTRUDE e a altura será de 10, para fazermos um cubo.
De seguida usamos o comando BOX que serve para fazer paralelepípedos, onde 30, 10 - será o primeiro vértice, depois destas coordenadas introduzimos @10, 10, 10.
Depois usamos o comando SHADE para "pintarmos" os nossos cubos já feitos.
Para fazermos o cubo através da planificação, fazemos 6 faces do cubo, ou seja, quadrados. PLINE, 50, 10, comando COPY x5, para fazermos planificado.
Para fazermos o cubo temos a opção de dois comandos, o 3D ROTATE, e o ROTATE 3D, diferem pois são definidas de formas diferentes.
Para rodarmos a face para a vertical, usamos o 3D ROTATE, rotação verde e não a vermelha, 90º, sentido da rotação horário, e assim subimos a face.
Repetimos o processo para a face de cima, para fecharmos o cubo. Este cubo não nos permite fazer o shade, pois este cubo é definido por quadrados e não é maciço, como os outros dois.
Para este cubo adquirir cor, temos de utilizar o comando HATCH em cada face.
Agora criamos três layers diferentes, uma para cada cubo, e o comando CHPROP para mudarmos as cores pré definidas do shade usado no cubo e ir mudando os cubos para a sua respetiva layer.
Mudamos a transferência do terceiro cubo para 50%, fazemos COPY do segundo cubo e do último realizado, para fazermos uma experiência.
O segundo cubo, vamos reduzi-lo para metade, através do comando SCALE, e introduzimos 0.5, e assim ficará reduzido para metade. Depois disto, faremos as diagonais de cada cubo, para fazermos o MOVE do cubo cor de rosa para dentro do cubo amarelo, para estar exatamente centrado.
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